Redes Sociais x Mídias Sociais

Redes sociais ou mídias sociais? Mídias sociais ou redes sociais? Tudo parece igual, mas não é. Estes termos vêm sendo muito discutidos nos últimos anos, devido ao crescimento da Internet. Algumas pessoas acham que é a mesma coisa, outras dizem que não. Justamente por essa diferença nos conceitos, e por diferentes linhas de pensamento existirem é que vamos tentar esclarecer estas dúvidas ;)

Normalmente utilizamos ambos como sinônimos. No dia-a-dia não faz muita diferença usar um termo ou outro. O importante é que nem as redes sociais, nem as mídias sociais sobrevivem sem as pessoas. Sem as pessoas, o Youtube, o Facebook, o Vimeo, o Twitter não teriam as dimensões que tem hoje. Como diria o grande marketeiro digital Conrado Adolpho, ”A Internet não é uma rede de computadores, é uma rede de pessoas”.

 

 

Mas o que são redes sociais?

Uma rede social é uma conexão de pessoas, que visa o compartilhamento de informações, valores e objetivos em comum. É uma comunidade ou rede de pessoas que não está limitada a uma estrutura ou ou mídia. É um grupo de pessoas que compartilham um único interesse. Redes Sociais hoje estão associadas ao orkut, ao twitter, ao facebook, linkedin e etc.

Então Redes Sociais são focadas no relacionamento, entre pessoas, com um mesmo objetivo. Pode ser feito online, através dessas ferramentas citadas acima, ou até mesmo pelo msn, numa conversa com mais pessoas, por um grupo de email ou até como podem ser offline.

Redes Sociais é o nome que colocaram para os sites que fornecem a possibilidade das pessoas se reunirem por qualquer que seja o motivo. Mas quando determinado assunto começa a ter grandes proporções num país e, com certeza absoluta, em muitas partes do mundo, através da internet, acabam surgindo profissionais que dominam o assunto. Vejam o vídeo de Augusto de Franco explicando que o twitter, o facebook, o linkedIn, não são redes sociais e sim ferramentas que permitiam pessoas a criarem suas próprias redes sociais, sejam de relacionamento, de troca de links ou de contatos profissionais.

 

                                                         Redes Digitais Não São Redes Sociais – Augusto de Franco

 

 

E o que são mídias sociais?

Mídia do Latim é Meio. Juntando as duas palavras daria Meio Social, isto é, é um meio onde uma determinada Rede Social utiliza para se comunicar. As mídias sociais são meios de comunicação livres, onde qualquer pessoa pode publicar conteúdo (foto, vídeo, apresentação ou qualquer outra fonte de informação. Estas ferramentas possibilitam grande facilidade na propagação de informações e conteúdos.

Os blogs são o exemplo mais comum de mídias sociais de compartilhamento de conteúdo em forma de texto, sendo que qualquer pessoa ou empresa pode criar o seu e começar a publicar conteúdo. Mídias Sociais são como a publicidade. Precisam de um anunciante, um produto ou serviço. São utilizadas como veículo. E necessitam uma estrutura por trás, que depende de investimento e profissionais qualificados. Mídias Sociais é o nome que colocaram para o trabalho de marketing online dentro das redes sociais.

 

Podemos dizer que as redes sociais são um dos tipos de mídias sociais, já que as redes sociais também possibilitam a criação de conteúdo (texto, vídeo, foto, etc). Independentemente de qual seja o tipo de mídia ou anunciante, existem alguns cuidados que a publicidade virtual/marketing digital precisam tomar pra alcançarem seus objetivos. É preciso levar a sério a abordagem e estratégia adotadas para estes tipos de veículos, pois esta relação com o consumidor é direta nas redes sociais e não dá margem para erros. Um passo em falso e sua marca/empresa/produto pode ir profundo do brejo. Veja algumas dicas da Poke digital sobre o que funciona e o que não funciona nas mídias/redes sociais: